sexta-feira, 12 de abril de 2013

Medicina - Profissão, Carreira e Informações Gerais

A função do Médico é pesquisar as doenças e suas causas para poder posteriormente combate-las e cura-las. Conheça mais sobre a carreira em Medicina.

 A Carreira de Médico

A função do Médico é pesquisar as doenças e suas causas para poder posteriormente combate-las e cura-las. Em sua atividade diária cabe ao médico também dar diagnósticos, realizar exames, prescrever e administrar as doses e períodos de uso dos medicamentos, atuar em programas de esclarecimento e prevenção de doenças, prescrever regimes alimentares, realizar cirurgias, dentre outros, dependendo da especialização do médico.
Apesar dos problemas, econômicos, sociais e até ambientais de hoje em dia, a expectativa e a qualidade de vida da população da terra vem aumentado cada vez mais. Isso se deve em grande parte ao avanço da medicina tanto na frente de combate efetivo as doenças quanto na frente de prevenção das mesmas, as pessoas nunca viveram tanto.

Hipócrates, o Primeiro Médico

Mestre Hipócrates: uma das figuras mais importantes de todos os tempos na Medicina
Hipocrates foi um intelectual Grego que se dedicou a estudar a biologia e a anatomia. Ele atacava ferozmente as supertições e foi o primeiro estudioso a tratar o estudo das doenças como ciência. Devido aos seus estudos e seu legado é considerado o Pai da Medicina, o Primeiro Médico. É atribuido a ele o juramento ( traduzido para todas as linguas ) feito pelos médicos na ocasião da sua formatura: ” Eu juro, por Apolo, médico, por Esculápio, Higia e Panacéia, e tomo por testemunhas todos os deuses e todas as deusas, cumprir, segundo meu poder e minha razão, a promessa que se segue: estimar, tanto quanto a meus pais, aquele que me ensinou esta arte; fazer vida comum e, se necessário for, com ele partilhar meus bens; ter seus filhos por meus próprios irmãos; (…) Aplicarei os regimes para o bem do doente segundo o meu poder e entendimento, nunca para causar dano ou mal a alguém. A ninguém darei por comprazer, nem remédio mortal nem um conselho que induza a perda. Do mesmo modo não darei a nenhuma mulher uma substância abortiva. (…) Conservarei imaculada minha vida e minha arte. (…) Se eu cumprir este juramento com fidelidade, que me seja dado gozar felizmente da vida e da minha profissão, honrado para sempre entre os homens; se eu dele me afastar ou infringir, que o contrário aconteça. ” - Hipócrates (460.a.c - 377.a.c. - Tessália - Grécia )
Médico: um profissional cuja missão é salvar e cuidar da vida

 

Grade Básica do Curso de Medicina:

  • Anatomia
  • Obstetrícia e Ginecologia
  • Iniciação ao Exame Clínico
  • Ciências Fisiológicas
  • Ciências Morfológicas
  • Bioquímica
  • Pediatria
  • Patologia
  • Histologia
  • Biologia Celular e Molecular

Especializações da Carreira de Médico

A carreira de Médico é a que possui mais especializações dentre todas as profissões:
  • Alergologia: Especialização da medicina no diagnóstico e tratamento de doenças alérgicas.
  • Anestesiologia: Especialização em anestesia, na medicina o anestesista é o principal auxiliar dos cirurgiões.
  • Angiologia: Especialização da Medicina em diagnóstico e tratamento de doenças relativas ao sistema circulatório, vasos sanguíneos e vasos linfáticos.
  • Cirurgia: Especialista em intervenções internas no corpo humano, ou seja, especialista em procedimentos que envolvam manipulação direta de orgãos, tecidos, tumores humanos nos pacientes.
  • Cancerologia: Também conhecida na Medicina como Oncologia, o Cancerologista é o especialista no diagnóstico e combate a todos os tipos de câncer.
  • Cirurgia Plástica: O cirurgião plástico é o médico especialista em procedimentos cirurgicos de reparação estética de danos e sequelas causados por acidentes e também por operações visando melhorar a aparência das pessoas.
  • Cirurgia Cardiovascular: O cirurgião cardiaco ou Cardiologista, é o cirurgião especializado em cirurgias do coração, transplantes e instauração de pontes de safena.
  • Clínica Geral: Clínico Geral, é o médico que realiza os procedimentos e exames médicos básicos em um hospital, identificando as possíveis doenças.
  • Dermatologia: Especialização da medicina no diagnóstico e tratamento de doenças da pele.
  • Fisiologia: Especialização da medicina envolvida no estudo do funcionamento do corpo humano.
  • Geriatria: Especialização no tratamento de problemas da terceira idade.
  • Ginecologia: A ginecologia é a especialização da medicina que trata das doenças do sistema reprodutor feminio, envolvendoútero, vagina e ovários. O Ginecologista também realiza exames preventivos.
  • Gastroenterologia: Especialidade da medicina que cuida do diagnóstico e tratamento de doenças do aparelho digestivo.
  • Neurocirurgia: Especialização da medicina em doenças relativas ao cérebro, o sistema nervoso central e o periférico. O Neurocirurgião trata tumores, doenças vasculares, doenças degenerativas e traumas físicos. Como o cérebro é o orgão mais complexo, esta é a especialização médica mais complexa e de maiores salários.
  • Otorrinolaringologia: Especialização médica que combina cirurgia e clínica, o Otorrinofaringologista trata de problemas relacionados a ouvido, nariz externo e interno, boca, faringe, e laringe.
  • Urologia: Especialização da medicina em doenças dos sistema urinário de homens e mulheres e também no sistema reprodutor dos homens.
  • Pediatria: Especialização da medicina no tratamento de problemas de crianças e bebês.
  • Psiquiatria: Psiquiatra é o médico especialista em prevenir, antender, diagnosticar e tratar problemas relativos a doenças mentais e psicológicas em humanos ( depressão, ansiedade, bipolaridade, esquizofrenia, etc… )

Carreira de Medicina: Aspectos Favoráveis

Para os médicos bem especializados, há excelentes oportunidades de trabalho principalmente nas regiões Sul e Sudeste do Brasil. Nestas regiões os hospitais tem a melhor tecnologia e são os mais bem equipados, comparando com as outras regiões. Outra boa oportunidade de emprego na medicina atualmente é a Geriatria, com o envelhecimento médio da população, os geriatras são cada vez mais requisitados. Para os médicos menos especializados as oportunidades estão no interior do país, onde os hospitais não são tão bons mas há uma boa oferta de emprego e os salários são razoáveis para estimular a migração para estas regiões mais afastadas.

Carreira de Medicina: Aspectos Desfavoráveis

O aspecto desfavorável da medicina é a enorme carga de responsabilidade que sempre cai sobre os ombros dos médicos,é preciso ter uma condição psicológica muito forte para ser médico, já que perdas de vidas e acidentes podem acontecer. Outro aspecto desfavorável é a dificuldade para se entrar nos cursos de medicina já que estes são os mais concorridos tanto na Universidades Públicas, quanto nas particulares.

Medicina

Habilitação:
Médico
Duração do Curso:
6 anos de curso e 2 de residência
Área:
Biológicas
Atributos do Profissional:
Liderança, Persistência e Etica
Salário Médio:
R$ 3551,00

Nenhum comentário:

Postar um comentário