domingo, 21 de abril de 2013

Hotelaria e Turismo - Profissão, Carreira e Informações Gerais

O profissional de Hotelaria e turismo administra e presta consultoria especializada para estabelecimentos tais como hoteis, resorts e restaurantes.
A hotelaria abrange o âmbito das práticas e teorias acerca dos conhecimentos que tangem a administração de hotéis e demais tipos de hospedarias.

Hotelaria é um ramo do comércio que trabalha com o turismo de um modo geral. Acomodação de diversos tipos de segmentos da sociedade, seja em trânsito a trabalho ou a turismo.

Está intimamente ligado com o turismo.

A hotelaria tem como finalidade atuar nas áreas de hospedagem, alimentação, segurança, entretenimento e outras atividades relacionadas com o bem-estar dos hóspedes. A hotelaria também possui seu cunho administrativo e empreendedor.

História

O marco inicial da hotelaria por alguns especialistas, teve inicio na Grécia Antiga, que nos jogos Olímpicos traziam muitas pessoas de outras localidades, e os jogos demoravam mais de 2 ou 3 dias - o que fora de grande importância para o desenvolvimeto do turismo mundial. O evento era tão importante que se paravam guerras para participação.

Para que haja hospedagem, precisa-se de deslocamento. Com base neste conceito, muitos autores, identifcam os deslocamento dos Povos Romanos como marco para o deslocamento de hospedagem.

No século IV a.C. Roma governava a Itália Central, o que trouxe a necessidade de construir caminhos para que os homens transitassem, e para tanto o imperador romano Ápio Cláudio construiu nesse século a Via Appia, que se constituiu no primeiro caminho romano.

Posteriormente, a rede de caminhos estendeu-se ate o sul da Itália, de onde advem a frase "Todos os caminhos conduzem a Roma".

Esses deslocamentos humanos de seu ambiente de vida a outras terras implicavam na necessidade de alojar-se em algum lugar, e os Romanos geralmente se alojavam em casas particulares, em templos pagãos das cidades ou em acampamentos fora desta.

As redes foram com o tempo se alastrando por toda a penínnsula Itálica, ao final do século I a.C. ja existiam 19 estradas que interligavam toda a península.

As estradas romanas foram o princípio da hospedagem com fins lucrativos ou de benefícios. Diferentemente das hospedagens das Olimpíadas, as pousadas romanas faziam parte do sistema economico das cidades, gerando um comercio entre os viajantes e os moradores e até mesmo a troca de mercadorias entre cidades. Essa transformaçãoo ocorreu, principalmente, após o grande boom de meios de hospedagem nessas estradas. Como MASO (1974, p. 112) descreve:

Conforme GONÇALVES; CAMPOS (1999), a organização era tanta nas estradas romanas que para se transitar por essa as pessoas deveriam possuir um documento, muito parecido com o passaporte, como já citado também por MASO (1974, p. 112):

Como naquela época os meios de transportes não percorriam mais do que 60 quilômetros diários, as viagens quase sempre duravam alguns dias. Disso resultou a criação das hospedarias que, em Roma, obedeciam a regras muito rígidas; por exemplo, um hoteleiro não poderia receber um hóspede que não tivesse uma carta assinada por uma autoridade, estivesse ele viajando a negócios ou a serviço do imperador. A famosa Via Appia, por exemplo, era um local repleto de pequenas pousadas, ao tempo do Império Romano e naqueles estabelecimentos ocorria toda a sorte de orgias, crimes e desordens.

Cursos

Entre as diversas opções de cursos, tem-se o Curso Superior de Tecnologia em Hotelaria da Faculdade de Administração, Contabilidade e Economia da PUCRS, com duração de 02 anos e meio e aulas à noite, com ingresso no vestibular de verão. O curso visa à formação de profissionais para atuarem na gestão de empresas pertencentes ao segmento de Hotelaria e Hospitalidade, gerenciando e coordenando atividades como marketing, negociação, compras, reservas, recepção, hospedagem, alimentos e bebidas, eventos, bem como nos processos administrativos e financeiros necessários para o controle destas organizações.

O mercado de trabalho para os egressos deste curso se apresenta atraente, uma vez que a demanda por profissionais que atuem com competência nesta área é intensa, não só pelo crescimento do setor de serviços na economia mundial, mas também pela proximidade da realização de grandes eventos globais no Brasil, como a Copa do Mundo em 2014 e as Olímpiadas em 2016.

O Bacharel de Turismo e Hotelaria é o profissional responsavel por administrar, trabalhar e prestar consultoria especializada para estabelecimentos turísticos tais como hotéis, hospedarias, pousadas, resorts, spas e restaurantes.
Cabe ao profissional de hotelaria dirigir e organizar tais estabelecimentos coordenando alimentação, acomodação, segurança, funcionários e também as opções de entretenimento dos hospedes e clientes.
Caso o profissional tenha um perfil mais gerencial e de liderança pode atuar também negociando com fornecedores e autoridades locais para organizar e tirar um melhor proveito da atividade turística, organizando eventos, palestras e exposições.

O inicio do curso em hotelaria e turismo é bastante teórico, o aluno estudando principalmente os fundamentos de administração, contabilidade, marketing e também idiomas ( principalmente inglês e espanhol ). A partir do segundo ano o curso já começar a se encaminhar por um caminho mais prático o aluno também estudando direito, gestão prática e fundamentos de hotelaria em sí.
Entre os principais fundamentos de hotelaria estudados, temos: logística geral, recepção, gestão de alimentos e bebidas, manutenção física e recreação.
É altamente recomendável o aluno fazer um curso de idiomas extra para melhorar e aperfeiçoar a sua qualificação. Também é necessário ter noções ao menos básicas de inglês para se iniciar o curso de hotelaria e turismo.
Hotelaria e Turismo: Uma das atividades que mais crescem no mundo

Grade Básica do Curso de Hotelaria e Turismo

  • Contabilidade Básica
  • Administração de Recursos Humanos
  • Inglês
  • Gestão Geral
  • Governança
  • Fundamentos da Hotelaria e Hospedagem
  • Administração de Patrimônio
  • Planejamento Logístico
  • Psicologia Fundamental
  • Fundamentos do Marketing

 Profissão de Hotelaria e Turismo:

Pontos Positivos

O Brasil levando em conta seu tamanho e potencial turístico ainda é um pais subexplorado no que diz respeito ao turismo. A cada mês dezenas de novos hoteis estão sendo abertos por todo o território ( principalmente nas praias do Nordeste e nas regiões frias do Sul ) e a carência de profissionais especializados em hotelaria e turismo é muito grande.
Há também uma grande procura por profissionais especializados na gestão e organização de grandes eventos tais como convenções, exposições e feiras, em especial feiras agropecuárias no interior do Brasil.

Pontos Negativos

O principal ponto negativo da carreira em hotelaria e turismo é a necessidade de dominar e ser fluente em idiomas. Dominar o Inglês é pré-requisito, dominar o Espanhol é bem interessante e dominar uma terceira lingua pode fazer toda a diferença.
Do ponto de vista pessoal, quem não tiver um perfil calmo, facilidade de adaptação e sociabilidade deve fugir da carreira de hotelaria,  já que o contato humano direto é inevitável.

 Hotelaria e Turismo

Habilitação:
Bacharel em Hotelaria e Turismo
Duração do Curso:
3 a 4 anos
Area:
Humanas
Atributos do Profissional:
Criatividade e Sociabilidade
Salário Médio:
R$ 2019,00



Nenhum comentário:

Postar um comentário