segunda-feira, 31 de dezembro de 2012

Governador inaugura ETEC de mídia eletrônica no Brooklin - Zona Sul


O governador Geraldo Alckmin inaugurou nesta segunda-feira, 15, a Escola Técnica Estadual (Etec) Jornalista Roberto Marinho, localizada no bairro do Brooklin, zona sul da Capital. A nova Etec é resultado da parceria entre o Centro Paula Souza, a TV Globo e a Fundação Roberto Marinho.
“Ela é única, é superlativa. Faz a união de excelência, a excelência da TV Globo e a excelência do Centro Paula Souza”, disse o governador. A cerimônia de inauguração contou com as presenças do secretário estadual de Desenvolvimento Econômico, Ciência e Tecnologia, Paulo Alexandre Barbosa, da diretora superintendente do Centro Paula Souza, Laura Laganá, do vice-presidente das Organizações Globo, João Roberto Marinho, do secretário-geral da Fundação Roberto Marinho, Hugo Barreto, do diretor-geral da TV Globo, Octavio Florisbal, e do gerente de educação profissional da Fundação Roberto Marinho, Nelson Santonieri, entre as demais autoridades.
João Roberto Marinho mencionou a possibilidade de estágios para os alunos da Etec  na emissora. “Haverá workshops e visitas técnicas aos estúdios da TV Globo”, afirmou.
O prédio da nova Etec foi construído pela Globo, em terreno cedido pelo governo estadual. Coube também à empresa a implementação do projeto de paisagismo na área da escola. O Centro Paula Souza ficou responsável pelo acompanhamento do processo seletivo dos estudantes, pela contratação de professores, compra de mobiliário e equipamentos e pela infraestrutura para o funcionamento dos cursos e sua manutenção.

A Etec Jornalista Roberto Marinho iniciou suas atividades neste mês, com dois cursos técnicos – Multimídia, com duração de três semestres, e Produção de Áudio e Vídeo, com duração de quatro semestres. No processo seletivo para o 2º semestre de 2011, 912 inscritos disputaram as 160 vagas, 80 para cada curso, divididas entre os períodos da tarde e da noite. O curso com maior índice de candidato por vaga foi o de Produção de Áudio e Vídeo, à noite, com 9,53 candidatos/vaga. Entre as atividades pedagógicas, anualmente os alunos desses dois cursos participarão de workshops e visitas técnicas aos estúdios da TV Globo.

No momento, a capital conta com 39 Etecs. Para ampliar a oferta do Ensino Técnico na cidade de São Paulo, o Estado promoveu convênio entre o Centro Paula Souza, a Secretaria da Educação e a Prefeitura. Graças a essa parceria, no segundo semestre deste ano foram oferecidas 1.785 vagas em escolas da rede estadual e 1.445 vagas nos Centros Educacionais Unificados (CEUs), só na Capital.